Características essenciais de um site de e-commerce

E-commerce

Características essenciais de um site de e-commerce

Páginas sugeridas

Dar aos utilizadores a flexibilidade de procurar os produtos em que estão interessados.
Se a barra de pesquisa sugerir resultados, isso ajudará a vender mais enviando tráfego para esses produtos ou categorias específicas. Não se esqueça de destacar certas promoções também em feriados sazonais, que podem empurrar o tráfego para partes específicas do seu site.

Produtos relacionados

Mostrar produtos relacionados aos visitantes que complementam ou são semelhantes ao produto que procuram e que estão a visualizar, é uma ótima maneira de aumentar o seu footer. Usar esse tipo de recurso pode influenciar os visitantes a gastar mais tempo e dinheiro no seu site. Além disso, implementar a possibilidade de partilha nas redes sociais nas suas páginas de produtos para que possam influenciar os amigos e colegas. Embora os utilizadores possam fazer isso manualmente, ter botões de partilha aumenta exponencialmente as hipóteses de alguém partilhar um produto.

Filtragem de produtos

Permitir que os seus utilizadores personalizem a sua experiência em e-commerce, dando-lhes a capacidade de filtrar as suas páginas de categorias com base em preços, popularidade, entre outras opções é uma ferramenta essencial para qualquer site. Os clientes não gostam de clicar em páginas intermináveis de produtos, por isso ter uma opção de “Ver tudo” também é uma boa ideia. Para ajudar os clientes que estão interessados num produto de uma página de categoria, use um recurso de pré-visualização rápida para ajudá-los a decidir se querem o produto sem ter que clicar na página real do produto.

Detalhes do produto

É muito importante fornecer todas as informações do seu produto, incluindo detalhes sobre cada um de forma limpa e concisa. Se um cliente não conseguir encontrar todas as informações do produto que está à procura, pode sentir-se indeciso e não completar a compra. Quando o produto estiver esgotado, permitir que os clientes se inscrevam de modo a serem notificados quando este ficar disponível. Desta forma, os utilizadores estão menos tentados em procurar na concorrência e isso mostra orientação para o cliente.

Carrinho de compras dinâmico

Quando um cliente adiciona um item ao carrinho de compras, certifique-se de exibir o carrinho na página numa pequena janela que preenche dinamicamente com o(s) produto(s) que o cliente adiciona. Desta forma, a experiência do utilizador é suave e o cliente tem a certeza de que seus produtos foram adicionados ao carrinho. Às vezes, os clientes podem adicionar uma série de itens ao carrinho de compras sem ter a intenção de completar sua compra. Em vez de forçar os seus clientes a fazerem a escolha entre excluírem o(s) produto(s) do carrinho ou comprá-lo(s), permita que os guarde.

Opções de envio

É essencial para qualquer site de e-commerce evitar o uso de uma taxa única ou fixa para o transporte. Diferentes clientes vão querer diferentes modos de envio – alguns querem que os seus produtos cheguem imediatamente e outros escolhem pagar menos pelo envio mais lento. Uma vez que o processo de pagamento é um investimento significativo de tempo e esforço, permite aos clientes calcular os custos de envio diretamente no carrinho de compras antes de começarem a passar pelo processo de compra.

Confirmação de pagamento

Clicar no botão final “finalizar pagamento” para muitos clientes pode ser um momento muito stressante. Tente acalmá-los, não apenas exibindo uma página de finalização de pagamento mas também enviando-lhes um e-mail confirmando o recebimento do pagamento. Forneça aos seus clientes informações de acompanhamento para que possam sentir-se confortáveis com a etapa final da transação.

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